terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Você pode Comungar?

É interessante o modo como algumas coisas passam despercebidas em nossa vida. É preciso, às vezes, nos colocarmos do lado de fora de uma situação para podermos ver e ouvir com mais clareza o que do lado de dentro não é possível.
https://www.google.com.br/search?q=comunh%C3%A3o&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=o-raVLblLNOIsQT7-oKAAQ&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=comunh%C3%A3o+eucaristica&revid=1003401630&imgdii=WtUmi2Wsxine2M%3A%3B9P32YGsDiQbhmM%3BWtUmi2Wsxine2M%3A&imgrc=WtUmi2Wsxine2M%253A%3BvGkC538ZuR55iM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-KX5wvJXKbYM%252FUzXEh6jzGDI%252FAAAAAAAABrg%252FiY783cszQm4%252Fs1600%252Fcatequese-do-leigo-sacramento-da-eucaristia.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.catequesedoleigo.com.br%252F2014%252F03%252Fcatequese-sacramento-da-eucaristia.html%3B1000%3B667

Certo dia, em uma missa festiva, ouvi um jovem dizer: “Que se aproxime do altar apenas as pessoas que estiverem preparadas para receber a comunhão”. Por muitas vezes eu já havia ouvido esse tipo de recomendação, porém nunca havia pensado no quanto ela é excludente e imprópria para uma Celebração Eucarística. Por muito tempo também havia ouvido o canto, que se seguiu após o pronunciamento do jovem, cujo refrão dizia “Só tem lugar nesta mesa pra quem ama e pede perdão. Só comunga nesta ceia quem comunga na vida do irmão”. Porém, nunca havia percebido que a letra dessa música proporciona-nos saber a nossa localização no Reino que tanto buscamos.
O breve comentário feito pelo rapaz – que por sua vez aparentou nunca ter refletido sobre o peso de suas palavras – naquela ocasião em especial, juntamente com a reflexão sobre a canção entoada no mesmo dia, fez-me refletir sobre o que é estar preparado para comungar. Mas, afinal, o que é e quem está preparado?
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, pode comungar quem estiver plenamente incorporado à Igreja e em estado de graça, além de possuir o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e ainda a atitude corporal (gestos, trajes) como sinal de respeito para com Cristo. (CIC, 1385–1389; 1415). É aí que está o problema. Se todos os cristão católicos seguissem a risca o que diz o Catecismo teríamos dois caminhos: 1) as pessoas não católicas nos teriam como exemplo de fraternidade e caridade, sendo o mundo bem melhor (não estou colocando a culpa do que acontece em nosso planeta sobre os católicos); ou 2) as empresas que fornecem hóstias fechariam por falta de consumidor.
Parece exagero de minha parte, e talvez seja. Porém, o que disse o jovem rapaz antes do Rito da Comunhão pode soar de forma equivocada para uma pessoa que pela primeira vez sentiu-se chamada a participar da Santa Missa. Talvez, uma pessoa que nunca teve a oportunidade de frequentar um encontro de catequese, ou que por vários motivos nunca teve a chance de participar de uma Celebração, possa está mais bem preparada do que aquele (músico, cantor, leitor, ministro da Eucaristia e até sacerdote) que está a “serviço do altar” apenas para se mostrar para os outros e se esquecem do que diz o Nosso Senhor: “Por esse motivo, quem comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem ter consciência do corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação”. (1 Cor 11, 27-29).

A resposta à pergunta “Quem pode comungar?” vem do simples refrão da música que foi mencionada acima quem ama e pede perdão”. O amor e o perdão só vêm de quem possui humildade e vontade de ser bom, de ser santo; é dessa forma que teremos nosso lugar na Ceia do Senhor. Só Deus pode julgar quem é ou não digno de recebê-lo. Só a consciência de cada ser humano é capaz de fazê-lo se aproximar ou não do Santo Altar. O lugar para se orientar os cristãos sobre a comunhão e o que diz a igreja sobre ela é na catequese, e não na Missa da forma como o foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário